Publicações

CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA 2020

Título: A ORGANIZAÇÃO DE UMA RECEPÇÃO DE CALOURAS VIRTUAL COMO TENTATIVA DE EVITAR A EVASÃO FEMININA NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA

Autoras: Moira Bastos Prates (Universidade Federal da Bahia-BA), Juliane Grasiela de Carvalho Gomes (Universidade Federal da Bahia-BA), Gabrielle Desireé Cardoso de Souza (Universidade Federal da Bahia-BA).

Resumo: Vista a diferença acentuada entre o número de mulheres e homens nas áreas de engenharia no Brasil, fez-se necessário formar um grupo responsável por criar um espaço de fala para mulheres inseridas em um ambiente majoritariamente masculino. Em meio a pandemia que assola o país surge também a preocupação com a evasão dos calouros das universidades públicas que tiveram as aulas interrompidas e a partir disso, a ciência de que essa evasão pode aumentar a diferença numérica entre os gêneros. Por isso, foi planejado um evento que se atentou as causas de evasão presentes no modelo de abandono de Spady para evitar o agravamento da disparidade de gênero na área de engenharia.

Clique aqui para ler o artigo.